Nao use a biblia pra justificar seu preconceito

Os cristãos e as cristãs de hoje não seguem as normas nem os ritos descritos no Levítico. Porém alguns e algumas ignoram as definições do livro em relação à sua própria "impureza", ao mesmo tempo em que o citam quando querem condenar aos e às "homossexuais". Tal abuso das Sagradas Escrituras distorce o sentido da Bíblia Hebraica, o chamado Antigo Testamento, e negam a mensagem da Bíblia Cristã, o Novo Testamento.

"Não te deitarás com homem como com mulher; é abominação". Estas palavras se encontram unicamente no Código de Santidade do Levítico, um manual ritual para os sacerdotes de Israel. Seu sentido deve pode ser apreciado tão somente no contexto histórico e cultural do antigo povo hebreu. Israel, Com sua posição única de povo escolhido pelo Deus Único, devia afastar-se da idolatria, evitando as práticas de outros povos com seus deuses.

A religião hebraica, caracterizada pela revelação do Deus Único, esteve em continua tensão com a religião dos cananeus que os circundavam, os quais adoravam aos múltiplos deuses dos cultos da fertilidade. A religião cananéia, que utilizava homens e mulheres na prostituição sagrada (Dt 23,17), seguidamente comprometia a lealdade de Israel à seu Deus Único. Gadesh, o termo hebraico para designar o homem que se prostituía nos cultos, é, com erro traduzido como "sodomita" em algumas versões da Bíblia.

CONVERSA FRANCA SOBRE LEVÍTICO: parte do estudo, estaremos tratando do Livro de Levítico, um dos Nesta parte, vamos falar sobre dois textos largamente utilizados para condenar pessoas de orientação homossexual: Levítico 18.21 e 22.13: Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é. (18.22 ARA) Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles. (20.13 ARA) Antes de mais nada, é importante fazermos algumas perguntas sobre tais versículos:1) Eles condenam a homoafetividade?2) Por que as mulheres não foram mencionadas?3) Por que a Igreja ignora a parte B de Levítico 22.13? O texto é claro ao ordenar a morte aos homens que praticassem atos homossexuais.4) Por que tal ato é classificado como abominação?5) Embora ambos os homens cometessem pecado, por que o texto é específico em condenar o papel passivo da relação homossexual (não te deitarás como se fosse mulher)? Essas perguntas não são fáceis de responder, pois exigem um estudo com base no método histórico-crítico, ou seja, baseado nos aspectos socioculturais da época em que foi escrito. Vamos às respostas:1) Não. Os textos não condenam a homoafetividade, pois, como um conceito relativamente recente (as diferentes orientações sexuais apenas foram reconhecidas no século XX) não poderia haver nesse texto qualquer referência à homossexualidade. Sendo esta uma realidade comum a homens e a mulheres, e o texto se silencia quanto à expressão sexual feminina, é muito evidente que a noção de sexo e sexualidade para os escritores e receptores originais de Levítico não corresponde à noção moderna.2) As mulheres são mencionadas em todas as outras proibições sexuais de Levítico, porém, o sexo entre elas não é aí proibido, pois, segundo a crença da época, as mulheres não possuíam semente, isso era exclusividade dos homens. Não haveria, portanto, a perda da essência da vida, logo, atos íntimos entre elas sequer seriam considerados como sexo, logo, está explicada a ausência da proibição do sexo entre mulheres.Segundo o pastor presbiteriano Alan Brash:"A razão por que não se mencionam as mulheres - sugerem estudiosos do Antigo Testamento - é que se acreditava naquela época que a fonte total de uma nova vida vinha do homem, sendo que a mulher servia apenas de receptáculo no qual a semente se desenvolvia em uma nova vida. Numa pequena nação, cercada de poderosos vizinhos e almejando o crescimento, qualquer ação na qual as sementes de possível nova vida fossem desperdiçadas tinha que ser declarada pecaminosa".*As proibições sexuais de Levítico (compreendidas na perícope presente entre os versículos 21 a 25) não se relacionam com orientação sexual, mas com atos específicos, não geradores de vida. Havia uma razão especial para a proibição do sexo entre homens, porém, esta não se relacionava à afetividade, mas à perda da vida, representada pelo sêmen:"Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou." (Gênesis 38.8-10)3) As Igrejas não defendem a morte para os gays hoje em dia porque interpretam a Bíblia de forma seletiva, ou seja, só utilizam os textos por partes, aquelas que concordam com suas doutrinas. Usam a parte A e desprezam a parte B do texto, ignorando, também, a regra do paralelismo (semelhança entre textos diferentes), algo desonesto para com a Bíblia, com a Hermenêutica e com a Exegese. Alguns argumentam que não estamos sob as leis da Constituição Judaica, mas estamos sujeitos à Constituição de nosso país. Se pensarmos dessa forma, teremos de admitir que estamos dando às nossas constituições uma autoridade maior que a Bíblia. Será que países como o Irã estão cobertos pela autoridade bíblica porque aprovam a pena de morte para atos homossexuais?4) O sexo entre homens em Levítico é chamado de abominação porque tal palavra indica, dentre outras coisas, rituais idolátricos, muitos dos quais envolviam orgias as mais variadas. Sobre a perícope em estudo, vejamos o que dizem algumas obras:“Várias atividades abomináveis são listadas aqui: oferecer crianças em sacrifício; ter relações homossexuais; ter relações sexuais com animais. Estas práticas eram comuns nas religiões e culturas pagãs, e é fácil ver por que Deus lidou tão duramente com os que começaram a segui-las." Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, 2003, p.162“Sabe-se que o sacrifício de crianças (21; Moloque era o nome de um deus conhecido em Canaã e em outros lugares), relações genitoanais entre homens (22) e relações tanto de homens quanto de mulheres com animais (23) eram parte da adoração pagã no Egito, em Canaã e outras regiões." Comentário Bíblico, Editora Vida Nova, SP, 2010, p.229-230Em outro momento, Moisés, que também escreveu Levítico, fez menção a tais rituais utilizando o termo abominação para denominá-los:"Nenhuma mulher de Israel deve participar de prostituição ritual, e nenhum homem de Israel deve participar de prostituição ritual homossexual. Nada obtido por meio de prostituição [ritual] heterossexual ou homossexual será levado à casa de Adonai, seu Deus, para cumprir um voto, pois essas duas coisas são abominação a Adonai, seu Deus." Deuteronômio 23-17 e 18 - Bíblia Judaica, Editora Vida, 2011.Confira outros exemplos em: 1º Reis 11.5, 7; Provérbios 21.25; 2º Reis 23.13 Deuteronômio 27.15; Êxodo 8.26. O sexo entre mulheres era proibido em tais rituais, pois não possuía a semente necessária à celebração dos cultos da fertilidade! Eis outra razão por que o sexo entre mulheres não é mencionado em Levítico 18 ou em qualquer outro texto bíblico.5) A condenação ao sexo passivo (próprio da mulher) associa o homem a um papel feminino, representando ultraje e humilhação para ele. A identidade judaica era patriarcal e androcêntrica, ou seja, centrada no homem, na sua masculinidade e “superioridade”. A mulher, naquela época, estava reduzida ao status de propriedade masculina. A melhor forma de se humilhar um homem nesse período era obrigá-lo a cumprir uma função feminina e nada melhor que o sexo para representar isso. Fazer isso voluntariamente desonrava o papel para o qual o homem havia sido criado. Quando lemos as narrações de Gênesis 19 e de Juízes 19, que relatam tentativas de abuso sexual entre homens, essa verdade fica bem clara:“...Não se pode imaginar desprezo maior das práticas orientais de hospitalidade do que submeter hóspedes de sexo masculino a estupro por outros homens.” Comentário Bíblico, Editora Vida Nova, SP, 2010, p.123“Na sociedade patriarcal primitiva semita e mesopotâmica, as diferenças sexuais influíam na hierarquia das relações sociais; os homens exerciam a função de dominadores e as mulheres de dominadas. Era, na verdade, uma relação de dominação-subordinação socialmente condicionada pela distinção sexual entre homem e mulher.” A Família no Antigo Testamento, CPAD, P. 138Com esses esclarecimentos, fica difícil associar Levítico ao que se conhece hoje como homoafetividade. Entretanto, não faltam tentativas de alterar o texto original para adequá-lo ao pensamento cristão tradicional. Veja como a “Bíblia Viva”, Editora Mundo Cristão, 2008, omitiu a ideia original (a condenação do sexo entre homens, apenas) em Levítico 18.22:“As práticas homossexuais são terminantemente proibidas! O homossexualismo é um pecado terrível!”Faço novamente a pergunta: “Quem está deturpando a Bíblia para adequá-la a seus ensinamentos?”.

Levítico

"Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; abominação é." (Levítico 18.22)

Hoje, parece ser um tanto difícil encontrar, com exceção dos judeus ortodoxos, alguém que pratique os preceitos de ‘levíticos’ em sua íntegra. Ao contrário, o que se vê é a utilização desta passagem bíblica apenas para condenar e julgar. Infelizmente, é o lado imperfeito do homem julgando o seu próximo.

Em todos os comentários é citado ‘levítico’, mas os que o mencionam, esquecem que ao justificar a proibição da homossexualidade através desta ou daquela passagem bíblica, estão presos à necessidade de se aderir a toda a lei do ‘velho testamento’. Tiago deixa isso claro (Tiago 2. 10) "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos" ;
portanto, quem quiser pegar qualquer parte da lei para seguir, deve seguir também todas as outras condenações anunciadas por Deus como:
- não comer carne de porco (Levíticos 11:07)
- não comer alguns frutos do mar (Levíticos 11:12)
- não comer fruta de uma árvore com menos de cinco anos (Levíticos 19:23)
- não fazer cruzamento de raças de animais (Levíticos 19:19)
- não cultivar duas plantas diferentes num mesmo jardim (Levíticos 19:19)
- não semear a terra mais do que sete anos (Levíticos 25:04)
- não usar uma vestimenta tecida com fios diferentes (Levíticos 19:19)
- não cortar o cabelo (Levíticos 19:27)
- não raspar a barba (Levíticos 19:27)

Curiosamente, o que se observa hoje é que todas estas proibições, com exceção da homossexualidade, foram esquecidas. Corta-se o cabelo, faz-se a barba e come-se carne de porco ou lebre como se jamais tivessem sido estas práticas proibidas. Porém, a prática homossexual continua a ser apontada como impura perante os olhos de Deus porque é condenada em ‘levíticos’, não importando as outras proibições, como se estas tivessem sido revogadas sem se especificar onde e de que maneira esta revogação supostamente aconteceu.
Se, como apregoam os fundamentalistas, aquele que não cumpre as determinações de ‘levíticos’ é um pecador, toda população da Terra, inclusive eles, está condenada, pois, dificilmente, nos dias de hoje, alguém deixa de cortar os cabelos por causa da bíblia, cristãos vão à suas igrejas com o corpo tatuado, comem camarão ou carne de porco, usam roupas confeccionadas com fios diferentes.
As passagens contidas em várias partes da bíblia são apenas dados históricos, e não faz sentido quando, literalmente, aplicados nos dias atuais. No entanto, mesmo obsoletas, muitos ainda se utilizam destas passagens para atacar a homossexualidade, conforme suas interpretações e ódios pessoais. O preconceito e a discriminação são os piores e mais mesquinhos sentimentos humanos e a visão medieval de certas seitas é simplesmente patética.
Deus nos deu um coração, mas também um cérebro, para que façamos bom uso dele.

"Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Romanos 13. 9,10).

Carta a uma Fundamentalista

Mensagem enviada por um estudante de teologia de Boston para Laura Schlessinger, uma personalidade do rádio americana que dá conselhos às pessoas que ligam para seu programa.
Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação, de acordo com Levítico 18:22, e não pode ser perdoada em qualquer circunstância.
O texto abaixo é uma carta aberta à Dra. Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet.

Cara Dra. Laura

Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu programa, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso.
Quando alguém tenta defender a homossexualidade, por exemplo, eu simplesmente lhe lembro que Levítico 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.

Mas eu preciso da sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como segui-las:
a) Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável ao Senhor Levítico 1:9. O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?
b) Eu gostaria de vender a minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época actual, qual acha que seria um preço justo por ela?
c) Eu sei que não é permitido ter contacto com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual Levítico 15:19/24. O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
d) Levítico 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?
e) Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo eu mesmo?
f) Um amigo meu acha que comer moluscos é uma abominação Levítico 11:10, é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclarecer esse ponto?
g) Levítico 21:17/21 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?
h) A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levítico 19:27. Como eles devem morrer?
i) Eu sei que tocar na pele de um porco morto me torna impuro Levítico 11:6/8, mas eu posso jogar futebol americano sem usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco)
j) Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levítico 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola o mesmo versículo, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los Levítico 24:10/16? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimónia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros Levítico 20:14?
Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar.
Seu discípulo e fã ardoroso.

** A IGREJA EVANGÉLICA INCLUSIVA CHAMADOS DA ULTIMA HORA,JÁ ESTA DE PORTAS ABERTAS PARA VOCÊ ADORAR E LOUVAR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,INDEPENDENTE DA SUA CONDIÇÃO AFETIVA/SEXUAL,NÃO IMPORTA SE VOCÊ É GAY OU HÉTERO,O AMOR DE CRISTO É PARA TODOS! SE VOCÊ FOI EXCLUÍDO OU DISCRIMINADO EM OUTAS IGREJAS JUNTE-SE A NÓS PARA CONSTRUÍMOS ESTE MINISTERIO QUE PREGA A VERDADEIRA PALAVRA DE DEUS:O AMOR AO PRÓXIMO,SEM PRECONCEITOS! DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS (ATOS 10:43).BAIRRO PINDORAMA, RUA ITAÚNA,938, PARNAÍBA PI.*CULTOS SÁBADOS E DOMINGOS* AS 19 HORAS.(MISSIONÁRIO- NICK SOUSA.) FONES 9475-2962 OU 9913-1235.ESTAREI PRONTO PARA TE AJUDAR! FICAM TODOS NA PAZ DE NOSSO SENHOR SALVADOR JESUS!

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